Para construir um blog, não é necessário utilizar HTML, mas por vezes é necessário ter algum conhecimento sobre a matéria, especialmente se pretendermos aprimorar o blog ou saber encaixar todas as peças do puzzle que existem hoje na web, tal como referi no post anterior sobre indexação.
Para não assustar os leitores, com pavor de linguagens de programação, em primeiro lugar o HTML não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de formatação e em segundo lugar não é necessário conhecer a linguagem de forma aprofundada, mas sim, conhecer a sua estrutura básica e começar a dar os primeiros passos.
O HTML consiste em texto formatado por ‘tags’ ou etiquetas, que obedecem a regras simples:
<tag>
<tag> </tag>
<a> <b> <c> </c> </b> </a> O primeiro a abrir é o último a fechar, e vice-versa.
<HTML> . . </HTML>
<HTML> <HEAD> . . </HEAD> <BODY> . . </BODY> </HTML> Podemos neste momento criar uma primeira página (copie o texto para o bloco de notas ou um outro qualquer editor de texto e guarde com a extensão .htm ou .html): <HTML> <HEAD> <TITLE>A primeira página em HTML</TITLE> </HEAD> <BODY> Olá mundo! </BODY> </HTML> Basicamente o exemplo colocará no título do browser o texto "A minha página em HTML" e na página aparecerá o texto "Olá mundo". Pequenos conceitos que dá para perceber a mecânica da coisa. veja a segunda parte, Tutorial HTML - Parte 2 |