O Google Adsense é um programa de afiliados, no qual os donos de websites ou blogs podem se inscrever de forma gratuita e ganhar dinheiro com inclusão de anúncios de banners publicitários, mas para que isso aconteça, não basta colocar os anúncios nos nossos sites, é preciso que os internautas se interessem por estes e cliquem nos mesmos.
Para se poder inscrever no programa tem que possuir uma conta de gmail, preencher o formulário, enviar para a Google e esperar que a sua conta seja aprovada (não esquecer ler o contrato).
Depois de aprovada a conta, você pode configurar quais os anúncios que quer utilizar e a forma como melhor se adaptam, aqui fica um resumo do que está disponível:
- Blocos de Anúncios
Os anúncios existentes obedecem a formatos predefinidos, onde podemos escolher aquele que melhor se enquadra na nossa página, personaliza-lo escolhendo temas e cores etc, veja aqui quais são os formatos disponíveis. Estes surgiram nas páginas segundo o contexto ou os temas nela tratados, brevemente, irei dedicar um post acerca dos temas mais bem pagos no Adsense, aqueles que de fato fazem a diferença.
- Feeds
Um feed é um resumo atualizado de conteúdo de um site, que inclui links para versões completas desse mesmo conteúdo, dessa forma, ao se inscrever no feed de determinada página web, você recebe informações sobre as páginas em que estiver inscrito.
- Pesquisa
Permite incluir nos site uma pesquisa personalizada, desta forma os visitantes do seu site, poderão fazer pesquisas sem sair da sua página.
Ao usar o Adense existem algumas coisas que você não deve fazer NUNCA ou verá a sua conta cancelada:
- Não clique nos seus anúncios;
- Não incentive os outros a clicar;
- Não Faça um site apenas com publicidade;
- Não coloque anúncios em páginas com conteúdo proibido;
- Não prejudique a navegação do utilizadores, não os tente enganar.
Entre milhões e milhões de sites existentes na internet, a tarefa seguinte, e para além de tratar dos conteúdo, será tratar de conseguir tráfego, pois só desta forma aumentamos a probailidade de alguém, por aí, clicar no sítio certo (tema a desenvolver num próximo post).